Os óculos de sol usam uma variedade de tecnologias para eliminar os problemas com luz, a seguir descrevemos todas as diferentes tecnologias usadas atualmente:
· Colorização
· Polarização
· Lentes fotocromáticas
· Espelhamento
· Cobertura resistente a riscos
· Cobertura anti-reflexiva
· Cobertura UV
Colorização
Os fabricantes usam diferentes cores para produzir resultados específicos. Como já falamos na postagem anterior sobre as cores das lentes e suas vantagens.
Polarização
As ondas de luz do sol, ou mesmo de uma fonte artificial de luz como uma lâmpada, vibram e irradiam em todas as direções. Se a luz for transmitida, refletida ou dispersa, quando suas vibrações estão alinhadas em um ou mais planos de direção, a luz é chamada de polarizada. A polarização pode ocorrer naturalmente ou artificialmente. Quando aplicadas uniformemente às lentes, as moléculas criam um filtro microscópico que absorve qualquer luz que corresponda a seu alinhamento. Assim a claridade da superfície aumenta à medida que você ajusta o ângulo de sua visão.
Lentes fotocromáticas
Os óculos de sol ou a prescrição de óculos que escurecem quando expostos ao sol são chamados de fotocrômicos, ou algumas vezes de fotocromáticos. Como as lentes fotocromáticas reagem à luz UV e não à luz visível, há circunstâncias sob as quais o escurecimento não ocorrerá. Um exemplo perfeito disso é quando você está em seu carro. Como o pára-brisa bloqueia a maioria da luz UV, as lentes fotocromáticas não escurecerão dentro do carro. Por esse motivo, a maioria dos óculos de sol com lentes fotocromáticas tem certa quantidade de colorização já aplicada a elas.
Espelhamento
Os óculos de sol reflexivos geralmente têm um aspecto espelhado. As lentes nesses óculos de sol têm uma cobertura reflexiva aplicada em uma camada muito fina e espalhada, tão fina que é chamada de superfície semiprateada. A superfície semiprateada refleti cerca da metade da luz que atinge sua superfície, enquanto permite que a outra metade passe diretamente. Frequentemente, a cobertura espelhada é aplicada como uma gradiente que muda gradualmente os tons de cima para baixo. Isso proporciona proteção adicional contra a luz que vem de cima, permitindo que mais luz entre pela parte de baixo ou diretamente à frente. Isso significa que se você estiver dirigindo, os raios do sol são bloqueados, mas você pode ver o painel. Algumas vezes a cobertura é bi-gradiente, escurecendo da parte espelhada em cima e em baixo para clarear no meio.
Cobertura resistente a riscos
Embora o vidro seja naturalmente resistente a riscos, a maioria dos plásticos não é. Para compensar, os fabricantes desenvolveram uma variedade de modos de aplicar filmes rígidos opticamente claros às lentes. Os filmes são feitos de materiais como carbono similar a diamante (DLC) e diamante policristalino.
Cobertura anti-reflexiva
Um problema comum com óculos de sol é chamado de claridade reversa. É a luz que atinge a traseira da lente e se reflete para os olhos. O objetivo da cobertura anti-reflexiva (AR) é reduzir essas reflexões das lentes. Similar à cobertura resistente a riscos, a AR é feita de um filme muito rígido e fino que é aplicado em camadas sobre as lentes. Isso faz com que a intensidade da luz refletida da superfície interna e a luz refletida da superfície externa do filme sejam quase iguais. Quando aplicadas a luz as duas reflexões de cada lado do filme, basicamente, cancelam uma à outra minimizando o clarão que você vê.
Cobertura ultravioleta
Como um mecanismo de proteção natural, a córnea de seu olho absorve toda a luz UV-B e a maioria da luz UV-A. Mas um pouco da luz UV-A atinge a lente do olho, e no decorrer do tempo essa absorção pode levar à catarata. A pequena quantidade de UV-A que passa por sua córnea e atinge a retina pode até mesmo levar a uma degeneração macular. Nas pálpebras a coloração fica amarelada, torna a pele mais fina e pode induzir o aparecimento de formações pré-cancerosas (queratose actínica, queratose solar). A intensa e prolongada exposição à radiação UV pode causar tanto câncer. Uma boa cobertura UV em seus óculos de sol pode eliminar a radiação UV e você deve verificar se seus óculos de sol filtram 100 % de ambos os tipos de raios UV. Há uma declaração na etiqueta que diz quanta proteção UV os óculos de sol têm.
Perguntas
ResponderExcluir1. Como as lentes fotocromáticas reagem com a radiação UV? O que acontece quando as duas entram em contato que faz com que a lente escureça?
2. Com relação aos óculos espelhados, no texto é dito que o espelhamento proporciona mais proteção em determinadas partes, mas em outras, a luz entra normalmente. Como assim? A função não é proteger exatamente disso?
Observações:
Adicionem um pouco mais de personalidade no blog e complementem a postagem com imagens e vídeos, é uma ótima maneira de tornar o post confortável para a leitura
Entendemos que talvez o assunto abordado por vocês, seja longo e necessite de muitas explicações, mas concordamos que os as postagens são muito grandes e com textos muito técnicos, e as mesmas não passam a ideia de que as explicações sejam voltadas para os leitores e sim uma mero jogo de palavras encaixadas, deixando a leitura cansativa e muitas vezes fazendo com que perca-se o interesse em lê-las.
ResponderExcluir