sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Os óculos de sol



Os óculos de sol protegem os olhos, pois filtram os raios, e ajudam também a proteger contra raios invisíveis e a radiações, que podem prejudicar nossa visão, os mais conhecidos são:
UVA = Provoca Envelhecimento
UVB = Provoca Queimaduras
UVC = Provoca Câncer nos Olhos 
Ultravioleta: A incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano ocasiona lesões oculares, que gradual e cumulativamente, podem resultar na perda total da visão. Os principais problemas oculares decorrentes do efeito cumulativo da radiação ultravioleta emitida pelo sol, só são sentidos em longo prazo, que são: pterígio, catarata senil e degeneração macular. O pterígio é uma forma de defesa contra o ressecamento provocado pela radiação UV na membrana que cobre a parte branca do globo ocular e a superfície interna das pálpebras (membrana que cresce sobre a córnea e pode distorcer ou cobrir a visão). A catarata senil é a opacificação do cristalino decorrente do envelhecimento ocular e a falta de proteção aumenta a chance de o problema surgir precocemente. . A doença responde por 48% dos casos de cegueira no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). A degeneração da retina é a maior causa de cegueira irreversível e pode estar relacionada à radiação solar, que provoca a oxidação das células.

Os óculos de sol devem fazer mais do que proteger os olhos contra a luminosidade, devem proteger os olhos contra a radiação prejudicial que pode danificar a córnea, o cristalino, a retina e as pálpebras. Pois quando nos expomos ao sol sem proteção adequada uma das, alterações imediata é a fotoceratite, uma inflamação da córnea por queimadura de primeiro grau que geralmente ocorre após 6 horas ininterruptas de exposição dos olhos ao sol sem proteção, os sintomas são olhos vermelhos e ressecados, com sensação de areia. A inflamação provoca o desprendimento de células do epitélio (camada externa da córnea) e, após repetições, pode repercutir negativamente na acuidade visual.
Mas os óculos de sol falsos (de camelô) fazem mal, pois eles distorcem as imagens o que provoca dores de cabeça e nos olhos. Podem ocorrer problemas decorrentes da falta de filtro contra os raios do sol, como inflamação e descamação da córnea. Pois as lentes escurecidas fazem com que a pupila se dilate, em vez de se encolher diante da claridade, o que aumenta a penetração dos raios solares. Em longo prazo, a radiação aumenta o risco de catarata e degeneração macular, podendo levar até mesmo à cegueira.

·         Na hora de escolher os óculos de sol, algumas características são importantes:

·         Em primeiro lugar, é preciso exigir a certificação NBR ISO 15111

·         Rótulo ou etiqueta que indique 100% de proteção UV

·         Lentes grandes o suficiente para proteger os olhos e as pálpebras

·         Uma cor neutra, como os de lente G15 ou Marrom, que não alteram as cores verdadeiras (especialmente o vermelho e o verde dos semáforos) e um modelo que envolva as têmporas, para proteger contra a luz que vem dos lados.




6 comentários:

  1. Qual a definição de raio ultra-violeta?
    Fiquei com dúvida sobre isso, afinal qual sua diferença para os outros raios?
    Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Achamos muito interessante a definição dos raios UVA, UVB e UVC não só para o nosso conhecimento, mas sim para o conhecimento de todos.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Temos algumas perguntas:

    1. O que é a certificação NBR ISO 15111?
    2. O que pode acontecer quando as pálpebras são danificadas por essa radiação UV?
    3. Os óculos originais bloqueiam totalmente a radiação ou ainda existe uma pequena parcela que penetra no olho?

    Dicas:
    Adicionem um pouco mais de personalidade para o blog e dêem um título para a postagem!

    ResponderExcluir
  4. Achamos que o texto foi bem definido, mas acreditamos que vocês possam elaborar esse assunto de uma forma mais resumida e entendida ao mesmo tempo com as palavras de vocês. Achamos também que vocês deveriam por um titulo nesta postagem ou nas próximas que virão. Mas continuem assim, aos poucos cada um de nós, vai aprendendo com o passar do tempo. Este assunto também, é muito bom para se discutir, iremos aguardar próximas postagens!

    ResponderExcluir